Agende-secinemacríticafilmeOscar 2018

Três Anúncios Para Um Crime – Blog e-Urbanidade

Sam e Frances são o grande destaque do longa-metragem de Martin McDonagh – Foto: Divulgação

Mildred Hayes decide usar três outdoors numa estrada deserta, no caminho da sua casa, para cobrar a polícia local investigações sobre o assassinato de sua filha. Essa mulher forte é interpretada por Frances McDormand em Três Anúncios Para Um Crime  (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri), com sete indicações ao Oscar 2018: filme, atriz (Frances), ator coadjuvante (Sam Rockwell e Woody Harrelson), trilha sonora original (Carter Burwell), roteiro original (Martin McDonagh) e montagem (Jon Gregory).

Dirigido por Martin, o filme expõe camadas e mais camadas dessas pessoas que levam cicatrizes aparentes ou não, em uma cidade pequena comandada por uma polícia sexista e racista. Ao invés de se mobilizarem pela busca do assassino de Angela (em participação curta da atriz Kathryn Newton),  seu movimento é o de questionar a atitude da mãe e destruir as pessoas que estão em sua volta.

A partir dai os diálogos e as jornadas são traçadas pela redenção de algumas personagens. Enquanto o trajeto de Mildred envolve a reconstrução de uma mulher sensível, mesmo diante da dureza da sua realidade, cabe a Jason Dixon – interpretado por Sam e ganhador dos principais prêmios americanos na categoria de ator coadjuvante – a maior transformação. Quando se reúnem na última cena, a exposição dessas marcas estão ali, visíveis ou não, cabendo ao público a função de salvá-los finalmente.

A direção consegue um elenco homogêneo tanto entre as diferentes personagens e situações. A estética investe em cenas sem grandes firulas de câmera, deixando em destaque os diálogos e atuações. Há de se questionar os mocinhos e de perdoar algumas atitudes dos vilões diante do roteiro sem construções maniqueístas.

Três Anúncios Para Um Crime é um filme sobre superação, cicatrizes, dores, compaixão e, principalmente, preconceito. Como pequenos grupos sociais exercem sua hostilidade em níveis implícitos e explícitos. A pequena cidade e a autoridade policial podem ser encontradas nas relações de uma empresa, entre amigos ou até mesmo em grupos religiosos.

Alguns importantes prêmios foram conquistados por Três Anúncios Para Um Crime, como  melhor filme, atriz (Frances) e ator coadjuvante (Sam) no Globo de Ouro, por isso são os favoritos nessas categorias à premiação da Academia de Cinema Norte-Americana. Além da sua boa história e realização, o longa-metragem faz coro aos outros concorrentes ao Oscar como Corra! e The Post – A Guerra Secreta sobre as violências históricas sexista e racista, nem sempre sutis.

Exibir mais

Celso Faria

Idealizador e responsável pelo e-Urbanidade. Escritor e agitador cultural. Durante o dia trabalha com muitas planilhas financeiras para depois acompanhar o que acontece no universo cultural e de entretenimento de Sampa e de outras cidades.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *